logo

4 erros comuns que lojistas cometem na exposição de produtos

4 erros comuns que lojistas comentem

Os lojistas traçam diversas metas e planos para aumentar o faturamento e obter um crescimento sustentável para o seu negócio, e um fator que não pode ser deixado de lado é a exposição de produtos, essa é uma estratégia essencial para atrair a atenção dos clientes e gerar vendas.

Essa organização deve facilitar o acesso aos produtos e, também, tirar proveito do posicionamento dos itens. Isso significa que é preciso evitar erros e aprender a criar pontos específicos para agrupar produtos mais caros ou aqueles que chamam a atenção e induzem ao consumo que, normalmente, são colocados próximos ao caixa.

Pensando nisso, no post de hoje, apresentaremos 4 erros comuns que lojistas cometem na exposição de produtos. Confira o que preparamos para você e saiba como ficar bem longe dessas más práticas, que podem estar reduzindo o seu faturamento!

1. Desorganização na vitrine e nas prateleiras

A vitrine é um espaço utilizado para prospecção de clientes. Ela tem como função chamar a atenção e despertar o interesse de quem passa, bem como estabelecer uma conexão entre os produtos oferecidos pela loja e as necessidades dos consumidores.

Uma vitrine desorganizada falha em todos esses objetivos. Ao invés de atrair, ela repele, passando uma imagem negativa aos compradores que imaginam que o interior da loja também seja uma bagunça.

O mesmo vale para as prateleiras. Se elas estiverem desorganizadas e a exposição de produtos não for funcional, os clientes perderão o interesse e buscarão os itens em outra loja de piscina.

Por isso, dedique parte do seu tempo para conferir a organização como um todo: preços, iluminação, divulgação de promoções, indicação de venda cruzada, limpeza e exposição de produtos.

2. Exposição de produtos que não estejam disponíveis no estoque

Nada mais frustrante do que ser atraído por um produto exposto e descobrir que não há peças em estoque. Esse tipo de experiência, possivelmente, fará com que o cliente não retorne para a sua loja de piscinas e, portanto, é um dos piores erros que um lojista pode cometer.

Nesse contexto, é essencial checar o estoque antes de montar a vitrine e a exposição de produtos, afinal, esse espaço é uma amostra do que o cliente encontrará no interior da sua loja.

A exposição de produtos em prateleiras também requer cuidados. Se for utilizá-las para divulgar algum produto, certifique-se de que você possui estoque. Uma prateleira vazia pode passar uma imagem negativa do negócio, fazendo com que o cliente pense que a loja está fechando.

3. Falta de planejamento na exposição de produtos

Outro erro comum entre lojistas é imaginar que a exposição de produtos consiste em distribuir mercadorias em prateleiras, cestinhos, gôndolas e vitrine, de qualquer forma. Lembre-se de que os produtos são o seu diferencial, a estrela dourada do seu negócio, e, para que eles sejam desejados e comprados, é preciso caprichar na exposição.

Os itens não devem ficar amontoados ou empilhados, pois, além de passar um aspecto visual ruim, podem causar acidentes e perdas.

Para evitar esse erro, é preciso organizar e expor as mercadorias de forma atrativa, tornando cada produto visível. Você pode agrupá-los utilizando uma estratégia de venda em conjunto.

Por exemplo, disponha peneiras e escovas ao lado de produtos químicos, já que eles são itens complementares e atendem às necessidades dos clientes, ou resolvem algum tipo de problema por meio do tratamento. Ou, então, crie setores temáticos, como festa na piscina, e coloque todos os itens que são necessários para que o cliente faça uma em casa.

4. Negligência à experiência do cliente

Cada vez mais os clientes buscam por uma experiência de compra, e a exposição de produtos também faz parte dela.

Ao invés de deixar as mercadorias longe do alcance dos clientes, experimente expô-las como um convite aos consumidores, facilitando o acesso e a interação. É preciso manusear, sentir, entender. Essa técnica pode ajudar em diversos aspectos, e além de melhorar a experiência, por exemplo, você ainda pode aproveitar e explicar o tratamento químico da piscina por meio de demonstrações, gerando mais vendas e mais conscientização.

Diante de um mercado cada vez mais competitivo, os lojistas devem apostar em estratégias assertivas que ajudem a atrair o público. Nesse contexto, evitar erros na exposição de produtos é fundamental para se destacar e prosperar.

E você, concorda que esses são erros comuns cometidos por lojistas na exposição de produtos? Tem alguma dica para reverter esse cenário? Compartilhe conosco deixando um comentário e até a próxima!

[widget id="media_image-13"]

biblioteca

Últimos posts

guia
Assine nossa Newsletter

Posts mais lidos

orcamento

Recomendado para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nautilus © Todos os direitos reservados.
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram