logo

5 brincadeiras na piscina para fazer com as crianças

Convencer as crianças de que elas devem praticar esportes, brincar e se movimentar, às vezes, é uma tarefa desafiante! Com tantos recursos tecnológicos, elas preferem, muitas vezes, ficar dentro de casa assistindo à televisão ou jogando games no celular. Mas se você acrescentar água, boias, óculos para mergulho e brincadeiras, a proposta fica mais interessante e a tecnologia até perde um pouco da graça!

Uma das coisas mais gostosas é curtir a piscina com os filhos, não é mesmo? E sabe do melhor? As brincadeiras na piscina, além de estimular a interação entre vocês, proporcionam um ambiente descontraído e são ótimas para desenvolver habilidades aquáticas, motoras e cognitivas, perder peso e melhorar a capacidade cardiorrespiratória.

No post de hoje, listamos 5 brincadeiras na piscina que podem ser feitas com as crianças. Mergulhe conosco e divirta-se!

1. Vôlei aquático

O vôlei aquático também é conhecido como biribol. Essa é uma das brincadeiras na piscina que podem ter a participação de duas ou mais crianças.

Você precisará de uma rede e uma bola. As crianças devem se separar em dois times e se posicionar em lados opostos da piscina para simular uma partida de vôlei, jogando a bola de um lado para o outro.

Quando a bola tocar a água do lado do time oposto, a equipe ganha um ponto. Estabeleça um máximo de pontos, e o time vencedor será aquele que alcançá-lo primeiro.

2. Travessia de um lado para o outro

Essa brincadeira na piscina exige bastante fôlego! As crianças vão praticar o nado, a agilidade e melhorar suas técnicas respiratórias. Você pode determinar diferentes estilos de nado para serem usados durante a travessia. Diversão garantida!

3. Marco Polo

Essa brincadeira é uma espécie de "cabra-cega na piscina". Uma das crianças fecha os olhos e sai à procura das outras na água. Aquela que está procurando grita “Marco” e as outras devem responder “Polo”.

Para escapar, as crianças podem mergulhar. Quem for pego, troca de função e passa a procurar as outras crianças. Esse é um jogo muito divertido, dinâmico e envolvente!

4. Corrida de boias

Nessa brincadeira na piscina, cada criança senta em uma boia e tem como objetivo chegar ao outro lado apenas remando com as mãos. O vencedor é quem chegar primeiro.

Escolha aquelas boias grandes e coloridas para deixar a brincadeira ainda mais divertida!

5. Tabuada na piscina

Essa brincadeira é ideal para as crianças que já sabem mergulhar. Você vai precisar de números feitos de EVA, daqueles que você encontra em papelarias ou lojas de artesanato.

Espalhe os números no fundo da piscina, proponha contas simples, como 3 + 2 e estimule as crianças a mergulharem e buscar o resultado correto no fundo. Quem acertar primeiro é o grande vencedor!

Mas, lembre-se, assim como qualquer atividade realizada dentro da água, as brincadeiras na piscina deverão sempre ser supervisionadas por um adulto.

As crianças costumam se agitar com as brincadeiras e não podem ocorrer descuidos. Avalie se elas estão aptas a participar de todas as brincadeiras, e, se você achar que não, elas podem ficar na torcida até a próxima modalidade.

Para aproveitar ainda mais as brincadeiras na piscina, verifique se ela está pronta para ser usada, passe protetor solar nas crianças, faça com que elas bebam bastante água, evite horários de maior exposição à radiação solar e não permita brincadeiras perigosas, como correr e empurrar.

Assim como uma festa, as brincadeiras na piscina são muito divertidas e toda a família pode participar! Se você tomar os cuidados necessários em relação à segurança, esses momentos serão muito especiais e prazerosos.

Você gostou das nossas sugestões de brincadeiras na piscina? Tem alguma ideia para compartilhar? Comente e participe!

Recomendado para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nautilus © Todos os direitos reservados.
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram