logo

Ano novo, piscina nova: dicas para a piscina durar mais

Ter uma piscina em casa envolve, ao mesmo tempo, prazer e responsabilidade. Quem apenas curte as águas durante o clima quente em hotéis e casa de amigos não sabe que os donos de piscina precisam dedicar-se para mantê-la funcionando da melhor forma.

No verão brasileiro, muitas pessoas realizam esse verdadeiro sonho, no entanto, podem ser surpreendidos pelos cuidados necessários para manter a piscina.

Algumas dicas simples podem ser levadas em conta, tanto para aumentar a vida útil da piscina como para diminuir os gastos com ela. Por esse motivo, no post de hoje, vamos dar dicas de como fazer sua piscina durar mais. Acompanhe!

1. Para a piscina durar mais, mantenha a motobomba em um ambiente livre de chuva e sol

O cuidado com a água é importante, mas a correta armazenagem da motobomba também. Por isso, a mantenha sempre em um local fechado para que não pegue chuva ou fique exposta ao sol.

2. Compre os produtos químicos da sua piscina com antecedência e em quantidade

As lojas de produtos de piscina, geralmente, fazem liquidações especiais durante o inverno para atrair pessoas, já que a piscina é pouco utilizada nessa estação (caso você não possua um aquecedor).

Essa é uma boa oportunidade de economizar e sempre ter os produtos à mão quando for necessário. Assim, você não atrasará ou deixará de fazer a limpeza e manutenção da piscina por falta de produtos em casa.

E se tiver um gerador de cloro em sua piscina, melhor ainda! Além de garantir água limpa e cristalina o ano todo, não demanda armazenamento de produtos químicos em sua residência.

3. Entenda a alcalinidade e o nível de PH da sua piscina

Para que a água de sua piscina esteja sempre limpa, é importante entender que a alcalinidade é uma maneira de medir a capacidade da água para neutralizar a acidez. Os níveis de alcalinidade estão diretamente relacionados ao pH da sua água. Quanto maior a alcalinidade total, maiores serão os níveis de pH da sua piscina.

Os níveis de pH medem como as substâncias ácidas ou básicas são, e a escala tem um intervalo entre 0 e 14, com um pH neutro a 7.

Entendendo como isso funciona, você poderá manter sua água sempre na melhor qualidadee fazer com que sua piscina dure mais. Afinal, a água inadequadamente equilibrada pode, além de irritar a pele e os olhos, transformar sua piscina em um terreno fértil para bactérias. Esse tipo de bactéria também tende a arruinar partes substanciais de seu equipamento, e aumentar seus gastos com manutenção.

Compre, portanto, alguns kits para testar a água e seus níveis químicos.

4. Faça a limpeza adequada para a sua piscina durar mais

Cada tipo de piscina demanda diferentes cuidados com a limpeza. Por exemplo:

Piscina de vinil

As piscinas de vinil sofrem mais facilmente com o uso de produtos químicos, sobretudo com o cloro aplicado excessivamente, o que leva ao desbotamentoe ressecamento da superfície.

Ao contrário do que muita gente pensa, esse tipo de piscina também precisa ser escovado, mas evitando as escovas duras (como as de aço e alumínio), que podem danificar seu material. Para a piscina durar mais, dê preferência às escovas macias e de formas arredondadas, que não causarão danos ao vinil.

A peneira deve seguir o mesmo critério: ser leve e ter seus cantos arredondados.

Piscina de fibra

A limpeza das paredes da piscina de fibra deve ser feita com uma esponja com cerdas de nylon. Já para as bordas, utilize uma esponja macia. Esses cuidados são necessários para não arranhar a fibra do equipamento.

Piscina de alvenaria

As piscinas de concreto ou alvenaria podem sofrer com rachaduras e a aspereza dos azulejos e patilhas. Para evitar esse problema e a piscina durar mais, é importante utilizar produtos químicos específicos para acabamentos de concreto/alvenaria, que ajuda a manter o ambiente limpo e a evitar que sua estrutura fique áspera e quebradiça.

O excesso de produtos químicos também pode prejudicar a vida útil da piscina, levando à corrosão do rejunte e fazendo com que o revestimento (azulejos, pastilhas, mosaicos ou pedras) se solte ou quebre.

5. Utilize um gerador de cloro

Como vimos, utilizar uma quantidade inadequada de cloro pode prejudicar a longevidade de sua piscina. Para evitar esse problema, a melhor solução é utilizar um gerador de cloro. O equipamento produz a substância de forma automatizada, a partir do sal, mantendo sua piscina clorada na medida certa e de forma contínua.

Alémdisso, o gerador automatiza a cloração, eliminando a necessidade manual, acabando com os riscos do transporte e os erros na dosagem.

Dica extra: avalie a contratação de um piscineiro

Sabemos que você deve ter uma rotina atribulada e que, às vezes, fica difícil conciliar os cuidados regulares com a sua piscina. Nesse caso, para a piscina durar mais e estar sempre pronta para ser utilizada com segurança, avalie a contratação de um piscineiro - assim, a sua única preocupação será com a diversão.

Ano novo, piscina nova! Com essas dicas, você começará 2018 aproveitando o melhor do verão em sua piscina e terá a certeza de que ela ainda vai gerar muita diversão por diversos anos e estações!

Nossas dicas para a piscina durar mais foram úteis para você? Ficou comalguma dúvida? Deixe sua mensagem nos comentários e confira outras dicas valiosas para cuidar bem de sua piscina aqui no blog da Nautilus. Até a próxima!
[widget id="media_image-8"]

Recomendado para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nautilus © Todos os direitos reservados.
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram