logo

Produtos químicos para limpeza de piscinas: saiba como explicar

Se você trabalha com produtos para piscina, sabe que mostrar a importância da manutenção e da utilização dos produtos químicos para limpeza de piscinas, apontando as funções e diferenciais de cada um, é essencial para se destacar da concorrência, atrair e reter os clientes.

Num mercado competitivo, oferecer bons produtos para tratamento químico da piscina não é o suficiente: é necessário envolver os consumidores, construir relacionamentos e oferecer as melhores opções de produtos e equipamentos.

Pensando nisso, preparamos um post com várias dicas que podem te ajudar a explicar aos clientes da sua loja de piscina a importância do tratamento químico da água e de escolher materiais de boa qualidade. Vamos lá?

Por que é importante esclarecer sobre o tratamento adequado da piscina?

Ainda que a limpeza da piscina seja uma atividade demorada e um pouco trabalhosa, ela é necessária para garantir a qualidade da água. Esses cuidados consistem na aplicação de produtos que corrigem os parâmetros da água da piscina, como o pH, a alcalinidade e o nível de cloro.

No entanto, ao contrário da recomendação dos profissionais, muita gente acaba se lembrando do tratamento químico da piscina apenas quando há uma anomalia perceptível, como a água verde, por exemplo. Esse é um erro, já que atuar preventivamente é muito mais eficaz do que agir somente quando o problema já se instaurou.

O papel do vendedor que atua no ramo é explicar aos clientes como proceder com a rotina de purificação e desinfecção da água da piscina, já que nem todo mundo tem esse conhecimento ou está acostumado com esse tipo de atividade. Essa orientação ajuda a garantir o bem-estar e a segurança dos usuários da piscina e a prolongar a vida útil dos equipamentos.

Além disso, é importante indicar os produtos químicos para limpeza de piscinas mais adequados, de acordo com o tamanho do tanque, o tipo de revestimento e o orçamento do cliente. Essa é uma forma de valorizar o consumidor e também fidelizá-lo, já que certamente voltará à sua loja quando precisar repor os materiais.

Quais os principais controles e índices que devem ser considerados ao tratar a piscina?

Para explicar ao cliente como realizar a limpeza da piscina, é importante entender quais são os parâmetros que ele deve observar. Confira a seguir os índices que devem ser monitorados e as principais ações de controle que envolvem a manutenção e o tratamento da piscina.

Alcalinidade

Oriente o comprador a medir a alcalinidade da piscina em uma frequência quinzenal. O ideal é que a alcalinidade fique na faixa de 80 a 120 ppm. Esse cuidado é importante, pois a alcalinidade da água determina a estabilidade do pH (falaremos sobre ele a seguir!).

pH

O pH é um dos parâmetros mais importantes de se monitorar para garantir a qualidade da água. Explique ao cliente que é preciso medir o pH semanalmente e fazer as correções necessárias quando estiver em desequilíbrio.

O ideal é que o pH da piscina fique entre 7,1 e 7,4. Se estiver mais baixo, indique um elevador de pH. Mas, se estiver mais alto, recomende um redutor de pH. Com esses produtos, é simples manter a água em boas condições.

Cloro

Finalmente, é preciso atentar para o nível de cloro livre na água, já que essa substância é fundamental para a limpeza e a desinfecção. Indique o uso da fita teste para medir a quantidade de cloro livre na água. Se for inferior a 1 ppm, é preciso realizar a cloração.

A adição de cloro à água da piscina deve ser repetida diariamente, visando manter o nível de cloro livre sempre entre 1 a 3 ppm. 

Vale lembrar ao cliente que a medição do cloro é o último passo. É preciso mensurar (e corrigir) a alcalinidade e o pH antes de efetuar a cloração.

Uma dica que você pode dar é a do gerador de cloro automático. Adquirindo esse aparelho, seu cliente não vai precisar se preocupar em fazer a cloração, já que o gerador faz o trabalho sozinho. Para quem busca praticidade, é a melhor escolha!

6 formas de explicar para o cliente sobre os produtos químicos para limpeza de piscinas

Você já sabe quais são os principais parâmetros envolvidos na limpeza das piscinas. Mas como sair da teoria e partir para a prática na hora de explicar isso para os clientes? Acompanhe as dicas abaixo!

Seja didático durante o atendimento

Você já foi a uma loja bem localizada, com preços competitivos e roupas de qualidade, mas com um atendimento tão ruim que te fez sair correndo e sem comprar nada? Infelizmente, esse tipo de situação acontece em diversas empresas, pois elas não dão a devida atenção a essa questão.

Por outro lado, já esteve em algum lugar só “dando uma olhadinha”, mas a presteza e a cordialidade do vendedor foram tão grandes que você acabou comprando? É isso que separa os bons negócios dos medianos!

Hoje em dia, os clientes gostam de interação, de se comunicar e de pesquisar. Eles querem uma verdadeira experiência de compra, e é preciso garantir um serviço de qualidade desde a abordagem até o pós-venda.

Nesse contexto, uma maneira de atender bem e mostrar a importância do tratamento químico da piscina para os clientes é ser didático. Tenha paciência para explicar todas as características dos produtos e sanar qualquer tipo de dúvidas. Experimente contar histórias de sucesso de outros clientes, isso pode ajudar a mostrar a efetividade dos produtos.

Compartilhe casos de outros clientes

As pessoas aprendem com muito mais facilidade quando se usam exemplos e se contam histórias para ilustrar a explicação. Experimente contar histórias de sucesso de outros clientes! Isso pode ajudar a mostrar a efetividade dos produtos sugeridos.

Ofereça as melhores soluções

Para ajudar o seu cliente a entender a importância do tratamento químico, ofereça as melhores soluções, e isso significa conhecer profundamente os detalhes dos produtos - inclusive, quando falamos da automatização desse processo usando um gerador de cloro. Assim, você terá subsídios para falar com propriedade a respeito das funcionalidades e dos benefícios de cada um.

Além disso, tenha evidências e fatos para conscientizar os consumidores, como revistas da área e blogs de fontes confiáveis.

Com todas essas informações na ponta da língua, você vai poder indicar o melhor produto, de acordo com as necessidades de cada cliente, aumentando a credibilidade e a confiança de seu cliente.

Faça demonstrações de como funcionam os produtos de tratamento

O tratamento químico da piscina é fundamental para promover a desinfecção da água e mantê-la limpa e cristalina. Pode ser que seus clientes achem que esses cuidados são difíceis, caros e desnecessários e prefiram adquirir produtos apenas quando o problema ocorre, e não de maneira preventiva.

Na hora de mostrar a importância do tratamento químico da piscina para os clientes, uma demonstração vale mais do que mil palavras! Esse cuidado ajudará a mostrar que os produtos vão atender à demanda do cliente e que irão, inclusive, diminuir os custos de manutenção, pois evitarão que complicações maiores ocorram.

Aproveite para estimular a imaginação do cliente. Durante a conversa, peça para ele imaginar como será gostoso ter a piscina sempre limpa e pronta para o uso, ou, então, como será legal planejar festas na piscina com toda a segurança que a família merece! Reforce que os familiares irão adorar poder praticar esportes na piscina e relaxar!

Todas essas estratégias farão com que ele entenda a importância e os benefícios do tratamento químico da piscina!

Indique os produtos ideais para a piscina do cliente

Existem vários tipos de piscinas, que variam quanto à profundidade, o material com que são feitas, o revestimento utilizado, entre outros fatores. Cada modelo de piscina requer cuidados específicos, e você deve recomendar os equipamentos e produtos químicos para limpeza de piscinas mais indicados para cada caso.

Inclusive, uma boa dica é usar o aplicativo de dimensionamento de piscinas da Nautilus para ajudar a medir o volume do tanque, caso o cliente não tenha essa informação. Essa é a forma mais prática de encontrar e indicar os produtos corretos.

Recomende os produtos da Nautilus!

A melhor maneira de conquistar os clientes e fazer com que sempre comprem em sua loja é recomendar boas marcas e produtos eficientes. Para não ter erro, recomende os equipamentos para piscina da Nautilus. 

Nossa linha conta com artigos para tratamento físico e químico da água, além de equipamentos para automação e aquecimento e de acessórios. Visite nosso site e conheça a linha completa!

biblioteca

Últimos posts

guia
Assine nossa Newsletter

Posts mais lidos

orcamento

Recomendado para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nautilus © Todos os direitos reservados.
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram