logo

Natação para crianças: quais os benefícios?

Estimular os pequenos a praticarem atividades físicas é muito importante, visando ao seu bem-estar, lazer e boa saúde. E quando falamos em atividades físicas, a natação para crianças é, sem dúvida, uma das mais recomendadas, tendo em vista que, além dos benefícios para a saúde, ela ajuda as crianças a não terem medo da água, do mar e de piscinas, conseguindo proteger-se e usufruir adequadamente desses ambientes.

Para o melhor aproveitamento da natação para crianças, vale lembrar que esse aprendizado é dividido em fases. Na primeira, que vai de seis meses a dois anos, os pequenos aprendem a se mexer na água e a brincar de forma lúdica. Aqui os bebês passam a ter noções de espaço e tempo, aumentam a resistência cardiorrespiratória e também muscular, aprendem formas de deslocar-se na piscina com maior independência e se preparam, tanto fisicamente como psicologicamente, para o auto-salvamento.

Já na segunda fase, que abrange entre três e quatro anos de idade, a criança aprende a se deslocar de um lado para o outro, o que torna essa etapa conhecida como a da propulsão. A seguinte envolve crianças entre cinco e seis anos e serve para os pequenos desenvolverem os mais diferentes estilos de nado. A última fase, que ocorre entre os sete e os doze anos de idade, é o período do aperfeiçoamento dos estilos.

Mas a natação para crianças não serve apenas para aprimorar técnicas, ela possui muitos benefícios, como os que veremos a seguir. Acompanhe!

1. A natação para crianças ajuda a melhorar a respiração

Pais de crianças com problemas respiratórios são orientados pelos médicos a optarem pela natação, tendo em vista que esse esporte auxilia o sistema cardiorrespiratório. A pratica na água estimula a respiração correta e os músculos do coração também são aprimorados, diminuindo as chances de alguma doença ou complicação surgir ou ser agravada.

2. Aperfeiçoa a circulação sanguínea

Nadar três vezes por semana favorece consideravelmente a circulação sanguínea, melhorando a distribuição de nutrientes no corpo e, por consequência, a oxigenação.

3. A natação para crianças ajuda a controlar o peso

A obesidade infantil é um problema grave no país - de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 1/3 das crianças brasileiras entre 5 a 9 anos está acima do peso.

Com a pratica da natação para crianças, é possível combater esse mal e perder peso com a atividade física de forma lúdica e agradável.

4. A natação para crianças favorece um sono mais tranquilo

Assim como toda atividade física, a natação auxilia as crianças a terem um sono mais tranquilo, já que a prática é bastante intensa e faz com que elas peguem no sono com mais facilidade, relaxando e descansando durante a noite toda.

5. Natação é diversão e segurança para as crianças

Além de ser uma atividade física que tem benefícios para a saúde, a natação para crianças é, também, uma diversão, pois possibilita que elas possam brincar com os coleguinhas enquanto fazem a aula e quem mora em apartamento pode usufruir da piscina do condomínio, se divertindo de forma segura com seus amigos e vizinhos, o que favorece, também, as habilidades sociais das crianças.

Além disso, saber nadar é fundamental para evitar acidentes. Caso a criança caia em uma piscina funda, por exemplo, consegue nadar até a borda e pedir ajuda. Também é importante estar atento às dicas de segurança na piscina para crianças, para que todos possam se divertir com segurança.

Viu como a natação oferece diversos benefícios para as crianças? Que tal incentivar seu filho a aderir a essa prática?

Você ficou com alguma dúvida sobre os benefícios da natação para as crianças? Escreva pra gente pelos comentários e até a próxima. 

[widget id="media_image-6"]

biblioteca

Últimos posts

guia
Assine nossa Newsletter

Posts mais lidos

orcamento

Recomendado para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nautilus © Todos os direitos reservados.
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram