logo

Por que considerar bomba de calor para aquecer piscina?

Por que considerar bomba de calor para aquecer piscina?

Não tem nada mais frustrante para quem tem uma piscina do que não poder aproveitá-la nos períodos mais frios. As baixas temperaturas na temporada Outono/Inverno não são muito animadoras para um banho de piscina, mas isso pode ser facilmente resolvido com um bom aquecedor. Nesse sentido, investir numa bomba de calor pode valer muito a pena!

O equipamento, que também é conhecido como trocador de calor, apresenta uma série de diferenciais em relação a outros métodos de aquecimento, como a praticidade, a versatilidade, a sustentabilidade, a eficiência e o ótimo custo-benefício.

Neste post, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre a bomba de calor e suas vantagens!

Quais os principais métodos para aquecer piscina?

É importante saber quais são as principais maneiras de ter uma piscina aquecida. Basicamente, existem cinco tipos de aquecedores: solar, elétrico, a gás, a lenha e bomba de calor.

Todos são eficazes em entregar o que propõem — aquecer a água da piscina —, mas existem vantagens e desvantagens em cada um deles. Veja quais são elas a seguir.

Aquecimento solar

Exige um equipamento complementar: a motobomba. É ela que fará a água circular e a levará aquecida para dentro da piscina e vice-versa.

O detalhe é que ele, obviamente, precisa do sol para funcionar por meio de placas coletoras. Então, a função “aquecer piscina” só funcionará durante o dia, além de depender da condição do tempo, pois não pode estar chovendo nem nublado.

Aquecedor elétrico

Funciona de forma parecida com um chuveiro elétrico. A temperatura pode ser controlada por um termostato. O dispositivo aquece de forma rápida a água, mas gasta muita energia. Assim, o custo pode ser inviável, a depender do seu orçamento.

Aquecedor a gás

É o mais comum e utilizado em piscinas de clubes, academias e hotéis, e indicado para situações que envolvam uma grande quantidade e rotatividade de pessoas, pois aquece mais rápido. 

Porém, há um alto consumo de gás e, consequentemente, um custo elevado, sem contar a necessidade de uma licença dos bombeiros para o uso desse tipo de aquecedor.

Aquecedor à lenha

Sim, ele existe e funciona como uma lareira mesmo! Inclusive, você precisa ter uma reserva de lenha para abastecer o reservatório.

O custo é baixo, mas dá mais trabalho, além de demandar espaço para armazenar toda a madeira utilizada. Além de tudo, não é uma opção sustentável. 

Bomba de calor

Esse método de aquecimento é o que tem mais vantagens, pois sua fonte de calor é o ar, assim ele é mais sustentável e econômico. Seu funcionamento acontece através da troca do calor frio pelo quente, que é produzido no seu interior. Ele também exige um equipamento complementar: a motobomba. É ela que fará a água circular e a levará aquecida para dentro da piscina e vice-versa.

O aquecimento é gradativo. Ou seja, a piscina é aquecida ao longo de um período, o que demanda pouca energia. Ponto positivo para o baixo custo da conta no final do mês.

Outra vantagem é que a piscina se mantém na mesma temperatura. A faixa ideal para uma residência é entre 27ºC e 29ºC. Isso significa que ela poderá ser utilizada a qualquer momento do dia ou da noite.

Leia também: Qual a profundidade ideal de uma piscina?

O que é a bomba de calor?

A bomba de calor é um aquecedor que atua como uma espécie de ar-condicionado invertido. Ela troca calor com o meio externo e o usa para aquecer a água da piscina gradativamente, em qualquer estação do ano, de dia ou à noite! Trata-se de um equipamento prático, sustentável, de simples instalação e muito econômico.

A economia advém do fato de que a eletricidade é usada somente para alimentar o sistema, não para realizar o aquecimento em si. Portanto, o consumo é baixo, o que torna o custo-benefício desse tipo de aquecedor muito atrativo.

Além de esquentar a água, a bomba de calor também mantém a temperatura constante. Assim, garante uma piscina quentinha e agradável a qualquer momento. Afinal, toda hora é hora para um bom mergulho!

Dicas de uso da bomba de calor

Para um funcionamento perfeito, a bomba de calor deve ser utilizada juntamente com a motobomba, o equipamento responsável pela circulação da água. O uso conjunto garante que o aquecimento da piscina seja homogêneo.

Para tornar a bomba de calor ainda mais eficiente, uma alternativa é combiná-la a um sistema de aquecimento solar. Você também pode investir em uma capa térmica para proteger a piscina e ajudar na manutenção da temperatura quando ela estiver ociosa. Ela ajudará a reter o calor e, consequentemente, manter a sua bomba em funcionamento por menos tempo.

Dica extra: instale a bomba de calor em um ambiente externo, longe de árvores e plantas que possam desfolhar em cima dela.

Quais as características da bomba de calor?

O funcionamento da bomba de calor consiste basicamente em retirar o calor do ar e transferi-lo ao fluído refrigerante com o auxílio de um moto-ventilador e de um evaporador (radiador). 

O calor retirado do ar é transferido pelo compressor para o condensador que aquece a água da piscina. Será normal então observar que durante o funcionamento da bomba de calor, o ar que é liberado pelo ventilador é mais frio que o ar do ambiente

O ar quente presente ao redor da bomba é capturado pelo mecanismo dela e levado para o contato com a água, que aquecerá aos poucos. É uma troca de ar frio pelo quente disponível no ambiente.

Alguns aparelhos vêm com um sistema de degelo a gás quente, como os presentes em geladeiras, para impedir que eles congelem. Existem modelos totalmente automatizados no mercado, em que você faz todo o controle por meio de painéis instalados diretamente no aparelho ou por um celular com acesso à internet.

Inovação e praticidade

É um sistema inovador, pois facilita o processo de aquecer piscina por meio da sua automação. Quando a água atinge a temperatura ideal, ele desliga sozinho e religa quando necessário

Além disso, é de fácil instalação e não precisa ficar protegido de sol ou da chuva, pois é projetado para resistir às intempéries. Inclusive, tem proteção contra raios UV.

As bombas de calor da Nautilus, por exemplo, são indicadas para todos os tipos e tamanhos de piscina. Elas oferecem praticidade, conforto e economia, além da garantia de segurança para os banhistas.

Quais os benefícios de ter uma piscina aquecida?

Já falamos dos tipos de aquecimento de piscina disponíveis no mercado, das características de cada um deles e de qual consideramos o mais vantajoso. Mas por que você deve ter uma piscina aquecida o ano inteiro?

Bom, os motivos são inúmeros. O mais importante deles, obviamente, é a diversão garantida em qualquer estação. Com uma piscina aquecida, toda a família pode aproveitar os momentos de lazer na piscina até mesmo no inverno. Além disso, as atividades físicas aquáticas não precisam ser interrompidas durante os meses mais frios.

Mas não é só isso. Também existem diversos outros benefícios. Confira os principais:

  • reduz o estresse: a água quente diminui os batimentos cardíacos, controla a respiração e acalma o corpo e a mente;
  • relaxa a musculatura: a água aquecida age dilatando os vasos sanguíneos e relaxando as articulações;
  • melhora a qualidade do sono: se uma chuveirada quente já faz você dormir melhor, imagine um banho em uma piscina aquecida?
  • valoriza o imóvel: ter uma piscina no terreno já aumenta o valor da propriedade por si só, e a valorização é ainda mais acentuada se ela contar com aquecimento!
  • faz o investimento valer a pena: construir uma piscina não é barato, e investir num aquecedor garante que esse investimento não ficará ocioso durante vários meses do ano.

Leia também: 6 benefícios de usar um robô de limpeza para piscina

 

 

Vale a pena optar pela bomba de calor para aquecer sua piscina?

Vale muito a pena optar pela bomba de calor para aquecer a piscina, já que se trata de um método aquecimento muito vantajoso em comparação com outros tipos de aquecedores. Entre os principais benefícios estão:

Praticidade

A bomba de calor é um método muito prático. Sua instalação é fácil e rápida, o equipamento é compacto e silencioso, e ainda tem a questão da versatilidade, já que pode ser combinado com outros aquecedores (como o solar).

Economia

A economia é outro grande trunfo da bomba de calor. Apesar de o custo inicial do aparelho ser mais alto, o investimento logo se paga, graças à economia no consumo de energia e à durabilidade alta. Isso faz com que seu custo-benefício seja excelente.

Sustentabilidade

Trata-se de um aquecedor mais sustentável do que outros, como o elétrico ou os modelos à lenha. Seu uso não prejudica o meio-ambiente nem desperdiça recursos naturais. Além disso, a energia gerada é limpa e não provém de combustíveis fósseis.

Segurança

O uso da bomba de calor é totalmente seguro, desde que o equipamento seja aprovado por órgãos reguladores, como o Inmetro, e sua instalação seja feita da forma correta.

Eficiência

O desempenho da bomba de calor é excelente, já que o equipamento produz mais energia térmica do que gasta. Por isso, é uma das soluções mais eficientes para aquecer a piscina.

Invista numa bomba de calor da Nautilus

Já se convenceu das vantagens da bomba de calor para aquecer sua piscina? A Nautilus conta com excelentes opções de bombas de calor em sua linha de produtos. Os modelos da Nautilus são eficientes, sustentáveis, econômicos e super seguros. Além disso, podem ser usados em qualquer tipo e tamanho de piscina.

E já que estamos falando nesse assunto, se ligue nessa dica: se você não souber qual é o volume de sua piscina e tiver dificuldade para encontrar a bomba de calor ideal, é só baixar o nosso aplicativo gratuito, disponível para sistemas iOS e Android. O app Nautilus Dimensiona calcula automaticamente as dimensões da piscina para que você possa buscar os produtos e equipamentos mais adequados.

 

Recomendado para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nautilus © Todos os direitos reservados.
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram